O que você precisa saber antes de participar de programas de fidelidade

O que você precisa saber antes de participar de programas de fidelidade

Antes de se cadastrar num programa de relacionamento ou programa de pontos de uma empresa, é importante fazer algumas perguntas. Ou seja, buscar algumas informações para avaliar se é um programa de fidelidade do qual vale a pena você participar, de acordo com sua rotina, com seus gastos diários.

Confira abaixo o que é importante você saber antes de escolher os programas de fidelidade dos quais deseja participar.

Controle todos os seus programas de fidelidade num único lugar com o App Oktoplus. Baixe Grátis!

1) Como faço para juntar pontos ou milhas nesse programa de relacionamento?

O que é preciso fazer para ganhar pontos e milhas no programa de fidelidade em questão? Por exemplo, nos programas de fidelidade de cartões de crédito, geralmente, a cada 1 dólar gasto, você ganha 1 ponto. Em programas de postos de combustível, geralmente você recebe 1 ou 2 pontos a cada 1 real gasto. Já nas companhias aéreas em sua maioria, a quantidade de milhas computadas depende do valor das passagens aéreas.

Para saber mais detalhes sobre como funciona o acúmulo de pontos em milhas em cada programa de fidelidade disponível no mercado, acompanhe nosso blog.

2) O que eu consigo fazer com meus pontos?

Outra pergunta importante a ser feita quando pensar em se cadastrar em um programa de fidelidade é: o que eu consigo fazer com meus pontos/ milhas? Na maioria dos programas hoje em dia, você consegue trocar seus pontos ou por descontos, ou por produtos e serviços.

Alguns programas de fidelidade são mais completos e apresentam uma grande variedade de opções de resgate. Nesses programas, você encontra desde passagens aéreas (um dos itens mais procurados), até hospedagem em hotéis, aluguel de carro, utensílios domésticos, celulares, produtos de e-commerce e ingressos de cinema.

Outros permitem trocar seus pontos por uma quantidade mais restrita de opções, como apenas passagens aéreas, ou apenas descontos.

Assim, avalie quais as possibilidades de resgate dos seus pontos e milhas e veja se atende suas necessidades.

3) Qual é o valor mínimo para conseguir trocar os meus pontos?

Existem programas em que o mínimo de pontos necessários para efetuar a troca é de 1.000 pontos. Outros em que você precisa ter 5.000 ou 10.000 para efetuar o resgate dos seus pontos por algum produto ou serviço.

Então, é importante entender qual é o mínimo de pontos necessários para efetuar o resgate, a fim de avaliar se vale a pena de acordo com o que você gasta naquele estabelecimento.

Afinal, se for abaixo do que você já tem de hábitos de consumo, não faz sentido você participar daquele programa de fidelidade do ponto de vista dos pontos. Porém, pode fazer sentido no que se refere a outros benefícios exclusivos e relacionamento com a empresa (o que abordaremos em outro tópico).

Oktoplus avisa quando seus pontos de fidelidade estiverem perto de vencer. Baixe Grátis!

4) O programa possui parceria com outros programas de fidelidade?

Ou seja, você consegue transferir os seus pontos de um programa para outro? Isso amplia suas possibilidades para utilizar os seus pontos acumulados.

Mas é preciso ficar atento às regras de transferência, para ver se você perde alguns pontos ao transferir para o programa parceiro ou se ganha algum bônus. Verifique também qual é o lote mínimo de transferência, isto é, a quantidade mínima de pontos que você pode transferir para o outro programa.  Além disso, de quantos em quantos pontos você pode transferir?

5) Qual é o prazo de validade dos pontos e milhas?

Na maioria dos programas de fidelidade, os pontos e milhas adquiridos têm a validade de 24 meses. Mas em outros, essa validade pode ser de apenas 12 meses. É importante estar atento a isso para ver se existe tempo hábil de você conseguir acumular pontos, sem que eles expirem, para obter a quantia necessária para o resgate.

6) Quais os benefícios exclusivos do programa de fidelidade?

Alguns programas de fidelidade trazem benefícios exclusivos para seus usuários, como filas especiais, acesso a promoções antes de outros clientes, tratamento diferenciado de acordo com seu perfil etc.

 

Gostou das dicas? Vai uma dica extra:

Cadastre-se no app Oktoplus (iOS e Androide gerencie todos os seus programas de fidelidade num único lugar e de modo mais prático e inteligente. O aplicativo é gratuito e seguro. Além de mostrar seu saldo de pontos em tempo real, ainda emite notificações de pontos a vencer e avisa sobre promoções. Isso sem falar no buscador de passagens aéreas em milhas e em dinheiro, ótimo para comparar a opção mais vantajosa de passagem.

Baixe Grátis o App Oktoplus e comece a gerenciar seus pontos de fidelidade e milhas aéreas.

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked