Você sabe o que são programas de fidelidade, pontos e milhas aéreas?

Você sabe o que são programas de fidelidade, pontos e milhas aéreas?

Com certeza, você já deve ter ouvido falar em programas de fidelidade, mas você sabe como surgiram e com qual finalidade? Você já parou para pensar de onde surgiu essa ideia de dar pontos e milhas aéreas? E você sabe exatamente o que são esses pontos e milhas? Preparamos este post para esclarecer essas questões.

Baixe Grátis o app Oktoplus e controle todos os seus programas de fidelidade em um só lugar!

Como surgiram os programas de fidelidade

Os programas de fidelidade de companhias aéreas surgiram na década de 80, nos Estados Unidos. Não se sabe ao certo qual foi a primeira companhia aérea que começou com milhas: a Western Airlines ou a American Airlines.

Independente disso, o objetivo dessas companhias aéreas, quando criaram seus programas de fidelidade, era reconhecer seus principais clientes. A cada determinado número de voos que o cliente realizava, ele ganhava um voucher com desconto. Essa foi a forma encontrada por essas companhias aéreas para recompensarem seus principais clientes.

E no Brasil?

No Brasil, os programas de fidelidade começaram também com as companhias aéreas, no ano de 1993, com a TAM.

Ainda na década de 90, os programas de cartões de crédito começaram a utilizar a mesma metodologia para reconhecer os seus clientes. Se você consumisse no cartão de crédito, seria recompensado com pontos.

Então, foram aumentando as opções de programas de fidelidade, em vários setores, o que fez com que os consumidores ficassem um pouco confusos. Muitas são as dúvidas: quais os programas de fidelidade mais vantajosos? Quais as regras de cada um deles? Quais os benefícios oferecidos por cada um? Como acumular milhas aéreas e pontos mais rápido? O que posso fazer com pontos e milhas? Além de muitas outras questões.

Pensando em esclarecer essas dúvidas, o blog Oktoplus sempre procura publicar matérias educativas sobre cada programa de fidelidade, bem como novidades, promoções e várias dicas, tanto de milhas, quanto de viagens. Para ficar por dentro, assine a nossa Newsletter e receba os destaques da quinzena.

E o que são milhas aéreas e pontos?

Milhas e pontos são dinheiro, são moedas virtuais. E assim como você troca dinheiro por mercadorias e serviços, você também pode trocar suas milhas e pontos por produtos e serviços. Quais produtos e serviços estarão disponíveis para troca dependerão dos parceiros que o programa de fidelidade em questão oferece.

Existem programas de fidelidade que trocam milhas apenas por passagens aéreas, outros que trocam pontos por produtos, passagens aéreas ou serviços diversos, como aluguel de carros etc. Há ainda programas de fidelidade que tocam pontos por descontos em mercadorias e serviços, ingressos de cinema ou por vouchers de “pague 1 e leve 2”.

Como gerenciar milhas e pontos de programas de fidelidade de modo mais fácil?

Para facilitar a sua vida na hora de gerenciar seus programas de fidelidade, cadastre todos apenas uma vez no aplicativo Oktoplus (iOS e Android) . Você poderá controlar seu saldo de pontos e milhas em tempo real, a partir de uma única tela.

O aplicativo ainda alerta sobre pontos a expirar, avisa quando surgem promoções de bônus em pontos e oferece um buscador de passagens aéreas em milhas e em dinheiro.

Super útil, prático, seguro e, o que é melhor, gratuito.

Baixe Grátis o App Oktoplus e comece a gerenciar seus pontos de fidelidade e milhas aéreas.

1 Comentário

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked