Nota Fiscal Paulista: como consultar saldo, transferir créditos e participar de sorteios

Nota Fiscal Paulista: como consultar saldo, transferir créditos e participar de sorteios

Que tal um tutorial com o passo a passo de como consultar seu saldo da Nota Fiscal Paulista, transferir seus créditos e participar dos sorteios?

Preparamos este post especialmente para você que quer tirar as suas dúvidas sobre a Nota Fiscal Paulista.

Baixe o app Oktoplus e gerencie mais de 40 opções de programas de fidelidade em um só lugar.

Primeiramente, você sabe o que é a Nota Fiscal Paulista?

A Nota Fiscal Paulista é um programa do governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estimular os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal na hora da compra. É uma forma de contribuir para a redução da sonegação fiscal. Em troca, a Nota Fiscal Paulista gera créditos aos consumidores, aos cidadãos e às empresas do Estado.

Entre os benefícios para os consumidores, podemos destacar:

  • Restituição de parte do imposto pago (distribuição de até 20% do ICMS recolhido pelo estabelecimento comercial), proporcional ao valor do documento fiscal;
  • Desconto no valor do IPVA;
  • Participação em sorteios;
  • Diversas formas de utilização dos créditos;
  • Evitar a sonegação fiscal, o que é por si só um ato cidadão.

Não é necessário se cadastrar no programa para gerar créditos. Basta solicitar o cupom Nota Fiscal Paulista e informar o seu CPF ou CNPJ no ato da compra. Entretanto, para consultar e utilizar os seus créditos, o consumidor deverá se cadastrar na página da Nota Fiscal Paulista, fornecendo algumas informações básicas. O procedimento é feito totalmente pela Internet, exceto nos casos em que a senha fique bloqueada.

Saiba com antecedência quando seus pontos forem expirar. Baixe Grátis o app Oktoplus.

Como fazer o cadastro na Nota Fiscal Paulista: passo a passo

Passo 1: Acesse o site da nota fiscal paulista e clique na opção de pessoa física ou pessoa jurídica (se for uma empresa).

Passo 2: Preencha o formulário com os dados solicitados, a saber:

  • CPF: Digite apenas os números do seu CPF.
  • Data de Nascimento: Sua data de nascimento no formato “dd/mm/aaaa” ou seja “22/12/1973”, por exemplo. Digite apenas os números.
  • Nome completo da mãe (SEM ACENTO, SE HOUVER): Evite abreviações e grafia diferente. Veja como está escrito o nome da sua mãe no seu CPF e digite igual.
  • Imagem de segurança. Você deve repetir os caracteres que estão na imagem.

IMPORTANTE: Na parte superior da tela de cadastro você notará a presença do termômetro de confiabilidade como pode ser visto na figura abaixo:

nfp-termometro-de-confiabilidade

Esse termômetro busca mostrar se seu cadastro será bem aceito ou se sua senha será bloqueada por falta de informações ou informações inconsistentes. Considere o seguinte:

  • Se ele mostrar que os níveis Ruim e Baixo, sua senha ficará bloqueada.
  • Se ele mostrar os níveis Regular, Bom e Ótimo, seu cadastro estará OK.

Feito isso clique em avançar.

Passo 3: Você visualizará a tela “Dados do Consumidor”, onde deverá informar os dados complementares do seu cadastro, como endereço, telefone, e-mail e senha de acesso.

Passo 4: Complemente seu cadastro com informações como: telefone celular, nº do título de eleitor, número do RENAVAM, caso você tenha um automóvel em seu nome, entre outras informações.

Segundo o site da Nota Fiscal Paulista, todas essas informações ajudam a manter seu cadastro mais confiável e evita o possível bloqueio de sua senha.

Como consultar créditos da Nota Fiscal Paulista: passo a passo

Passo 1: Acesse o site da Nota Fiscal Paulista e selecione a opção Consumidor. Informe o número do CPF cadastrado e a senha que você criou no momento do cadastro.

Passo 2: Após acessar, clique no menu “Consultar”, selecione o semestre desejado ou clique em “Consulta Avançada” para informar um período diferente. Depois clique em consultar.

Ele mostrará a relação de notas fiscais que você informou o CPF na nota, contudo inicialmente você não verá os valores de cada uma. Isto ocorre até que o valor de sua primeira transferência seja creditado com sucesso na conta corrente ou poupança que você indicar.

Lembrando que os créditos relativos aos meses de janeiro a junho serão disponibilizados a partir do mês de abril do ano seguinte, e os créditos relativos aos meses de julho a dezembro serão disponibilizados a partir de outubro do ano seguinte.

Compare preço de passagens em milhas e em dinheiro. Baixe Grátis o App Oktoplus.

Como transferir os créditos da Nota Fiscal Paulista

Excetuando-se as entidades sem fins lucrativos e as empresas do Simples Nacional em suas aquisições no atacado e indústria, os créditos são liberados para utilização conforme a seguir:

  • Abril – créditos referentes aos documentos fiscais do 1º semestre do ano anterior.
  • Outubro – créditos referentes aos documentos fiscais do 2º semestre do ano anterior.

A Nota Fiscal Paulista permite as seguintes formas de utilização dos créditos:

  • Solicitar depósito dos créditos para uma conta corrente de titularidade do consumidor;
  • Solicitar depósito dos créditos para uma conta poupança de titularidade do consumidor;
  • Pagamento do IPVA do exercício seguinte (disponível apenas em outubro) de veículo do consumidor.

Para transferir os créditos da Nota Fiscal Paulista, siga os seguintes passos:

Passo 1: Na mesma tela onde você acessou no passo anterior, clique em “Conta Corrente” e depois em “Utilizar créditos”.

Passo 2: Selecione a forma de utilização, que pode ser transferência para conta corrente ou conta poupança.

Passo 3: Você deve escolher o banco onde você possui conta. Então, informe o número da agência e conta com os respectivos dígitos.

O valor da transferência é definido pela Nota Fiscal Paulista. Isto irá acontecer apenas na primeira transferência. A partir da segunda você poderá definir o valor até o limite de seus créditos.

IMPORTANTE: A conta informada deverá estar em seu nome.

Passo 4: Clique em confirmar.

Como funciona a opção de Sorteios da Nota Fiscal Paulista

Você sabia que, além de retornar parte do dinheiro pago em suas compras, a Nota Fiscal Paulista ainda te dá a opção de faturar com sorteios?

A cada R$100,00 (cem reais) em notas fiscais registradas na Secretaria da Fazenda, é atribuído ao consumidor um bilhete eletrônico numerado para concorrer a prêmios em dinheiro.

Lembrando que apenas poderão participar dos sorteios os consumidores que se cadastraram no sistema da Nota Fiscal Paulista e que aderiram ao Regulamento do sorteio.

Como participar dos sorteios:

Passo 1: Para participar dos sorteios, acesse o sistema da Nota Fiscal Paulista.

Passo 2: Será exibida uma tela onde você deverá aceitar os termos do Regulamento.

Passo 3: O consumidor, que teve suas notas fiscais registradas e já aderiu aos sorteios, precisa apenas aguardar a disponibilização dos bilhetes pela SEFAZ e a realização do sorteio dos prêmios.

Importante! Os bilhetes valerão apenas para um único sorteio. Dessa forma, após realizado o sorteio, serão gerados novos bilhetes eletrônicos com base nas compras efetuadas no período de referência do próximo sorteio. O período abrangido em cada sorteio pode ser consultado no link “Sorteios” no site da Nota Fiscal Paulista.

Conecte sua Nota Fiscal Paulista no app Oktoplus e acompanhe seu saldo em tempo real

Conecte sua Nota Fiscal Paulista no app Oktoplus (Android ou iOS). Além de saber qual o percentual de crédito dos seus estabelecimentos preferidos, você poderá acompanhar seu saldo em tempo real. Isso sem falar que, de um só lugar, poderá controlar os pontos e milhas aéreas de todos os seus programas de fidelidade.

Baixe Grátis o App Oktoplus e comece a gerenciar seus pontos de fidelidade e milhas aéreas.

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked