Cadastros em programas de fidelidade crescem e chegam a 74,6 milhões

Cadastros em programas de fidelidade crescem e chegam a 74,6 milhões

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), houve um aumento no número de cadastros em programas de fidelidade no segundo trimestre de 2016.

A quantidade de cadastros em programas de fidelidade em cinco das empresas associadas (Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints e Smiles) aumentou 17,5% nos últimos doze meses, alcançando 74,6 milhões no final do segundo trimestre.

Em contrapartida, o número de pontos/milhas acumulados e os resgastes apresentaram queda. A quantidade de pontos/milhas acumulados ficou em 39,7 bilhões, 1% menor que o registrado no primeiro semestre de 2016. Os resgatados foram 33,1 bilhões de pontos/milhas, queda de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Um dos principais motivos que impacta no acúmulo e resgate de pontos/milhas é a volatilidade do dólar.

Baixe Grátis o app Oktoplus e gerencie mais de 40 opções de programas de fidelidade em um só lugar.

Os consumidores estão mais engajados nos programas de fidelidade, o que pode ser exemplificado pelo crescimento no número de cadastros. Entretanto, os pontos considerados neste trimestre são reflexo do que foi repassado pelos bancos com uma taxa cambial maior no trimestre passado. Com o dólar retomando sua estabilidade, a tendência é que esses indicadores voltem a aumentar.

Os consumidores estão mudando seu comportamento

A maior parte dos resgates de pontos/milhas ainda é feito em troca de passagens aéreas. Entretanto, os consumidores estão começando a utilizar seus pontos/milhas para resgatar outros produtos e serviços. Vale presentes, crédito para combustível, pagamento de contas, ingressos de cinema e alguns produtos domésticos estão entre esses resgates.

No segundo trimestre de 2016, 70,6% dos pontos/milhas foram trocados por bilhetes aéreos. Os outros 29,4% foram para resgatar, principalmente, itens que ajudem no orçamento.

Outro insight interessante é que houve um acréscimo no acúmulo de pontos/milhas advindos do varejo. Os associados da Abemf registraram que apenas 11,7% dos pontos/milhas acumulados são referentes à emissão de passagens. Os 88,3% restantes são acúmulos feitos no varejo, principalmente por meio do cartão de crédito, comprovando o valor que o consumidor vê em acumular por outras frentes para viajar mais.

Perfil dos inscritos em programas de fidelidade

No grupo de participantes de programas de fidelização, há um percentual de 50,2% de homens e 49,8% de mulheres.

Já a classificação etária apontou que a maior parte dos clientes (38,3%) tem entre 26 e 40 anos. Em segundo lugar, vem a faixa de 41 a 60 anos, com 36,1% do total. Em seguida, os maiores de 60 anos, 14,2% e, por fim, os menores de 25, que são 11,5%.

Como acumular mais pontos e milhas?

Quer saber como juntar mais pontos e milhas aéreas? Nós da Oktoplus te damos algumas dicas preciosas:

1) Cadastre-se em todos os programas de fidelidade que você pode utilizar na sua rotina

Vale cadastrar-se em programas de milhagens de companhias aéreas (Multiplus, Smiles, Amigo, TudoAzul), programas de fidelidade de postos de gasolina (KM de Vantagens e Premmia), de supermercados (Pão de Açúcar Mais, Clube Extra) e de cartões de crédito (MasterCard Surpreenda, Livelo, MembershipRewards, Merece do Banco Votorantim, Sempre Presente do Itaú, Esfera do Santander e Valeu do HSBC), e programas de pontos, como o Dotz e o Netpoints.

2) Utilize seu cartão de crédito para pagar suas compras e acumular mais pontos

Sempre que fizer uma compra, procure pagar com seu cartão de crédito. É uma forma de acumular pontos sempre que adquirir algum produto ou serviço.

Entretanto, é importante organizar suas contas para não ultrapassar o limite do seu orçamento. Afinal, não adianta acumular pontos e ficar pagando juros por não conseguir pagar a fatura completa do seu cartão.

3) Combine duas ou mais opções de acúmulo de pontos e milhas

Procure combinar dois ou mais programas de fidelidade. Por exemplo, se você abastece o seu carro nos Postos Ipiranga, utilizando o KM de Vantagens, ou na Petrobrás, com o Premmia, e utiliza seu cartão de crédito para pagar a conta, você acumula pontos duas vezes.

Se você gasta R$ 2.000 no cartão, abastece R$ 100/semana no KM de Vantagens dos Postos Ipiranga e faz 2 viagens ao ano, consegue juntar até 20 mil pontos. É o suficiente para duas passagens de ida e volta para qualquer lugar do Brasil.

Observação: O preço de transferência dos pontos do KM de Vantagens aumentou para 130 reais. Assim, para você transferir esses 10 mil pontos em 11 meses, é necessário desembolsar esse valor.

4) Utilize o app Oktoplus e não perca mais pontos

O app Oktoplus (Android ou iOS) permite que você acompanhe o saldo de pontos e milhas aéreas de todos os seus programas de fidelidade em um só lugar. É um modo simples e prático de gerenciar seus pontos. Você fica por dentro dos pontos que estão para expirar, evitando desperdiçar pontos que podem ser utilizados para adquirir passagens aéreas e outros produtos e serviços.

O aplicativo da Oktoplus ainda contém um buscador inteligente de passagens aéreas em milhas e em dinheiro. Assim, você pode comparar a melhor opção para o resgate dos seus pontos.

Baixe Grátis o App Oktoplus e comece a gerenciar seus pontos de fidelidade e milhas aéreas.

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked